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Atualizado a 2025/05/20

Recolha da despesa

A aplicação relativa à recolha de documentos de despesa tem por objetivo disponibilizar funcionalidades que permitem inserir, validar e submeter a informação referente aos investimentos realizados e totalmente pagos por parte dos Beneficiários.

Trata-se de uma aplicação onde o Beneficiário também tem de inserir a digitalização dos documentos de despesa, modos de pagamento e associá-los ao projeto ou projetos da sua responsabilidade.

Melhorias neste módulo implementadas em 30.01.2025 e a partir de 21.05.2025:

  • No registo no separador Documentos de Despesa do detalhe dos documentos de despesa surge a coluna "Valor", conforme exemplo abaixo, na qual apenas necessitam de inscrever o valor do(s) detalhe(s) do documento. O campo "Valor" substitui o campo de "Investimento", e o campo de "Elegível" deixa de existir.

    Imagem módulo Investimento - Recolha de despesas- 1
     

  • Ainda no separador dos documentos de despesa surgem agora (atualização de 21.05.2025) novas colunas, relativas à validação do VIES de Fornecedores e Promotores.

    Imagem módulo Investimento - Recolha de despesas- 2
     

  • No separador Associação à Operação, ao efetuarem a associação do documento de despesa à operação, os utilizadores apenas necessitam de registar o valor Elegível Associado à Operação, conforme exemplo abaixo, deixando de ser necessário o registo do valor do investimento associado à operação. O Saldo do Detalhe passa a constituir uma única coluna, com o cálculo do valor do detalhe disponível para associar, e o "Saldo da Rubrica" passa igualmente a constituir uma única coluna, com o cálculo do valor Elegível disponível da rubrica selecionada.

    Imagem módulo Investimento - Recolha de despesas- 3
     

Relativamente ao carregamento por ficheiro de documentos de despesa e de recolha de salários, são disponibilizados dois novos templates, um dos quais adaptado às alterações acima descritas e o do registo de salários que incluirão as novas melhorias de 21.05.2025.

Os utilizadores que pretendam efetuar o carregamento dos documentos de despesa através de uma nova versão de template em Excel, adaptado às alterações acima descritas, e um novo template em Excel para carregamento dos registos de salários, por forma a otimizar o trabalho de registo através deste ficheiro no iDigital.

A partir de 21.05.2025 podem ser verificadas as melhorias no separador “Carregamento por Ficheiro”, para otimização da importação de registos de despesas e de salários:

  • O processo é efetuado através do descarregamento de cada um dos templates, para proceder ao preenchimento dos ficheiros com/sem assistente, de seguida guarda-se o ficheiro e procede-se à sua importação para o módulo Recolha de Documentos de Despesa, através do botão “Escolher”.

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  • Importação de documentos de despesa - No template passa a incluir campos para registo do VIES, Sistema de Intercâmbio de Informações sobre o IVA, ou seja, da Validação nº IVA.

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    Deixa de existir a coluna "Investimento" e a coluna "Elegível", e passa a ter só uma coluna "Valor", conforme imagem infra.

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  • Importação de recolha de salários (documentos de despesa do tipo remunerações) com um novo template, com dois separadores para a registo da informação dos quadros 1 e 2.

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Até ao dia 20 de maio de 2025, devem proceder à importação dos documentos de despesa com a maior brevidade, utilizando o template atualmente disponível no separador, uma vez que este deixará de estar funcional a partir de 21 de maio próximo, data em que passam a estar disponíveis apenas os novos templates.

Mais se informa que esta alteração não tem impacto no registo dos documentos de despesa até à implementação desta melhoria.

Em caso de dúvidas ou necessitem de apoio, estamos ao dispor através do endereço INVESTIMENTO.informa@ifap.pt.

 

Formalização do Pedido de Pagamento

  1. O Pedido de pagamento de Despesa e de Adiantamento Contra Fatura é efetuado posteriormente à fase de recolha da despesa. Nesta fase, o Beneficiário terá de preencher mais alguns dados, designadamente classificar o tipo de pagamento.

    Na fase final submete o pedido de pagamento para controlo administrativo pelas entidades analistas que correspondem, regra geral, à entidade responsável pela análise da candidatura.

  2. Para os tipos de pedidos de pagamento de Adiantamentos, Custos Unitários, Custos Fixos, Prémios e Outros Incentivos, os Beneficiários não necessitam de preencher a recolha de documentos de despesa. No entanto, devem conservar toda a documentação associada.

    O Beneficiário não terá de entregar o processo físico à entidade responsável pela análise do pedido de pagamento para que se inicie o controlo administrativo.
     

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