Recolha da despesa
A aplicação relativa à recolha de documentos de despesa tem por objetivo disponibilizar funcionalidades que permitem inserir, validar e submeter a informação referente aos investimentos realizados e totalmente pagos por parte dos Beneficiários.
Trata-se de uma aplicação onde o beneficiário também tem que inserir a digitalização dos documentos de despesa, modos de pagamento e associá-los ao projeto ou projetos da sua responsabilidade no âmbito do período de programação 2014-2020.
Formalização do Pedido de Pagamento
A formalização do Pedido de Pagamento é efetuada posteriormente à fase de recolha da despesa. Nesta fase, o beneficiário terá que preencher mais alguns dados, designadamente classificar o tipo de pagamento.
Na fase final submete o pedido de pagamento para controlo administrativo pelas entidades analistas que correspondem, regra geral, à entidade responsável pela análise da candidatura. Excetuam-se os pedidos de pagamento do PRODERAM 2020 que dão entrada no Departamento de Apoios Comunitários na RAM - DACM do IFAP.
Para o tipo de pagamento de prémios e custos simplificados, os beneficiários não necessitam de passar pela recolha de documentos de despesa, no entanto devem que conservar toda a documentação associada.
No período de programação 2014-2020, o beneficiário não terá que entregar o processo físico à entidade responsável pela análise do pedido de pagamento para que se inicie o controlo documental.
Aceda aos manuais, normas de procedimentos, notas informativas, minutas e formulários na área reservada do Portal IFAP em:
- Área Reservada > manuais > Investimento (FEADER, FEAMP)
(Informação reservada a Beneficiários, Entidades e Funcionários do IFAP mediante a validação de login/password no Portal do IFAP
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.