Política da Qualidade

Atualizado a 2024/12/03

OBJETIVO

A política da qualidade serve de enquadramento ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IFAP, e contempla um conjunto de procedimentos que asseguram os princípios essenciais conducentes à satisfação dos serviços prestados ao beneficiário/cidadão e demais partes interessadas.

 

ÂMBITO

Esta política aplica-se a todo o Sistema de Gestão da Qualidade, âmbito processo de pagamento de apoios à agricultura relativos às ajudas diretas do continente financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).

 

POLÍTICA DA QUALIDADE

A política da Qualidade do IFAP, elemento integrante do Sistema de Gestão da Qualidade do IFAP, baseia-se nos seguintes compromissos fundamentais:

 

  1. Orientação para o beneficiário/cidadão
    • Proporcionar serviços, antecipando as expectativas e solicitações dos beneficiários/cidadãos.
  2. Compromisso, envolvimento e desenvolvimento dos colaboradores
    • Valorizar as competências e envolver os colaboradores com o ideal do serviço público e a missão do IFAP, promovendo a adopção de elevados padrões éticos, de responsabilidade, civismo, competência e de exigência para com beneficiários/cidadãos, parceiros e fornecedores.
  3. Proatividade na colaboração com Fornecedores/Parceiros envolvidos
    • Colaborar de forma ativa com todos os parceiros estratégicos e fornecedores, de modo a alcançar as melhores soluções para o rigoroso cumprimento das especificações formalmente determinadas pelo IFAP, relativamente aos serviços técnicos por eles prestados e produtos por eles fornecidos.
  4. Otimizar os processos suportados em tecnologias inovadoras
    • Promover a modernização e a inovação constante, através das melhores práticas de gestão e do recurso intensivo às TIC´s;
    • Estimular a criatividade e o trabalho em equipa dos colaboradores.
  5. Promover e implementar um ciclo de Melhoria contínua
    • Procurar sempre a melhoria contínua do sistema, antevendo e ultrapassando todas as inadequações e erros, promovendo a orientação para os resultados rumo à excelência, assegurando em simultâneo o cumprimento dos requisitos internos, normativos, regulamentares e legais aplicáveis.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.