I. MOVIMENTAÇÃO DE BOVINOS – NOVOS PROCEDIMENTOSA partir de 3 de agosto de 2015, a movimentação de bovinos deverá ser acompanhada de Guias de Circulação emitidas on-line, através da Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo. Novos procedimentosEmissão de Guias de circulaçãoA emissão de guias poderá ser efetuada diretamente, pelo produtor na Área Reservada do Portal do IFAP, em “O Meu Processo”, nas Organizações de Agricultores Protocoladas com o IFAP para o efeito ou, em qualquer departamento dos Serviços Veterinários Regionais. A movimentação de animais acompanhados por guias de circulação não emitidas on-line pela Base de Dados SNIRA (BD SNIRA) constitui um movimento irregular. IntervenientesA movimentação de bovinos pressupõe sempre dois intervenientes:
Só após a comunicação pelos dois intervenientes é que o movimento é registado na BD SNIRA. Finalidades das guias
Tipo de movimentaçãoMovimentação de animais com identificação individual. Classificação SanitáriaA emissão de Guia de Circulação está condicionada à Classificação Sanitária da exploração, verificada on-line, através de ligação ao PISA (Programa Informático para a Saúde Animal). Testes de pré-movimentaçãoQuando aplicável, a verificação da existência de testes de pré-movimentação será realizada on-line, através de ligação ao PISA (Programa Informático para a Saúde Animal). Comunicação à BD SNIRA de movimentos anteriores a 3 de agosto de 2015Caso seja necessário regularizar na BD SNIRA algum movimento com data anterior a 3 de agosto, deve dirigir-se a um serviço veterinário oficial. |
|||||
|
III. MOVIMENTAÇÃO DE SUÍNOS PARA ABATE IMEDIATO – NOVOS PROCEDIMENTOS
A partir de 8 de setembro de 2015, a movimentação de suínos para abate imediato deverá ser acompanhada de Guias de Circulação emitidas on-line, através da Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo.
Novos procedimentos
Emissão de Guias de circulação
A emissão de guias poderá ser efetuada diretamente, pelo produtor na Área Reservada do Portal do IFAP, em “O Meu Processo”, nas Organizações de Agricultores Protocoladas com o IFAP para o efeito ou, em qualquer departamento dos Serviços Veterinários Regionais.
Intervenientes
A movimentação de suínos pressupõe sempre dois intervenientes:
- Detentor de origem: que emite a Guia de Circulação que acompanha os animais até ao matadouro de destino
- Matadouro de destino: que confirma a receção dos animais para abate imediato constantes da Guia de Circulação.
Só após a comunicação pelos dois intervenientes é que o movimento é registado na BD SNIRA.
Finalidades das guias
- Guia de Circulação para abate imediato;
Tipo de movimentação
Movimentação de suínos em lote, com explicitação da identificação individual dos suínos positivos à doença de Aujeszky.
Autorização do movimento
Será verificado on-line, através de ligação à DGAV, se a exploração está autorizada a movimentar animais para abate imediato.
Para esclarecimentos adicionais poderá dirigir-se à sua organização de agricultores ou a um Serviço Veterinário Regional, bem como ao IFAP, através do endereço de correio eletrónico ifap@ifap.pt, ou ainda pelos restantes canais de atendimento que tem ao seu dispor: Atendimento Presencial, na Rua Fernando Curado Ribeiro, n.º 4G, em Lisboa, Atendimento Eletrónico ou pelo Call Center 217 513 999.
Text written according to Ortographic Agreement.