Asset Publisher

Voltar Assinatura do protocolo de delegação de competências do IFAP com confederações de agricultores

Assinatura do protocolo de delegação de competências do IFAP com confederações de agricultores

O protocolo de delegação de competências do IFAP nas confederações de agricultores foi celebrado entre o Ministério da Agricultura e Mar (MAgriM), o IFAP, a CAP, a CONFAGRI, a CNA e a AJAP, reforçando o apoio de proximidade aos agricultores e produtores florestais em todo o território nacional.

Este protocolo, com uma dotação anual de cerca de 7 milhões de euros e vigência até 2029, dá continuidade ao trabalho desenvolvido por aquelas organizações nos últimos anos, delegado pelo IFAP, assegurando o atendimento aos beneficiários e o apoio na submissão de pedidos de ajudas, a atualização das bases de dados de Identificação de Beneficiário (IB), do Sistema de Identificação Parcelar (SIP) e do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), entre outras.

Em 2025, as entidades delegadas asseguraram a submissão de 169 450 Pedidos Únicos, a criação de mais de 10 700 novos beneficiários, centenas de milhares de ações no parcelário e milhões de registos no âmbito do SNIRA, através de uma rede nacional com mais de mil salas de atendimento e cerca de 2 800 técnicos credenciados.

Este modelo de cooperação contribui para uma maior eficiência administrativa, modernização dos serviços e reforço da proximidade ao setor, assegurando estabilidade e previsibilidade na prestação de apoio aos agricultores.

 

                            Assinatura do protocolo de delegação de competências do IFAP com confederações de agricultores      Assinatura do protocolo de delegação de competências do IFAP com confederações de agricultores

 

                            Assinatura do protocolo de delegação de competências do IFAP com confederações de agricultores     Assinatura do protocolo de delegação de competências do IFAP com confederações de agricultores


 

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.