O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) vai antecipar o pagamento de ajudas diretas aos agricultores correspondentes a 50% das ajudas do Regime de Pagamento Único e do Prémio aos Ovinos e Caprinos, e 80% do Prémio à Vaca em Aleitamento.
Estes pagamentos, a ter lugar já em outubro, serão efetuados dois meses mais cedo do que o previsto.
De acordo com o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, em noticia publicada no portal do MAM, «a transição para a nova Política Agrícola Comum (PAC) veio permitir que os Estados-membros procedam a esta antecipação sem terem de obter uma autorização prévia da Comissão Europeia».
Assim, «esta decisão veio dar mais autonomia às opções de cada Estado-membro. Após planeamento de 2014, temos novamente condições para Portugal antecipar este pagamento para outubro, pelo terceiro ano consecutivo», acrescentou o Secretário de Estado, referindo: «Com esta medida, os agricultores podem ter a estabilidade e segurança necessárias que lhes permite continuar a trabalhar».
Para mais informações consulte Calendário Indicativo de Pagamentos.
Text written according to Ortographic Agreement.