O IFAP procedeu ao pagamento, neste mês de novembro, do apoio à Redução de Carga Combustível em Área de Baldio, financiado pelo FUNDO AMBIENTAL, no valor de 4,5 milhões de euros de acordo com o estabelecido no Despacho n.º 5079-A/2025, de 30 de abril.
Este apoio abrangeu os beneficiários que apresentaram, no Pedido Único de 2025, candidatura elegível em baldio no âmbito da intervenção A.1.1 - Apoio ao Rendimento Base, num total de 4 198 candidaturas, abarcando uma área total de 44,2 mil hectares. Os pagamentos ascenderam a um total de 4,5 milhões de euros.
A presente medida promove práticas de pastoreio extensivo com ruminantes e equídeos, reconhecidas como uma ferramenta eficaz para reduzir a vegetação combustível, reforçar a prevenção estrutural de incêndios rurais e contribuir para a resiliência dos ecossistemas.
Esta intervenção, em articulação com Agência para o Clima e o IFAP, reforça a cooperação institucional e assegura uma gestão eficiente dos recursos públicos, promovendo uma ação territorial alinhada com os objetivos nacionais de proteção ambiental e redução do risco de incêndio.
Text written according to Ortographic Agreement.