AUTENTICAÇÃO POR CHAVE MÓVEL DIGITAL (CMD) OU CARTÃO DE CIDADÃO (CC)

Data: 2020/04/02

Nº de visualizações: 16102

Imagem


 

Face à presente situação de crise decorrente do surto COVID-19 e uma vez que se encontra a decorrer o período de apresentação de inúmeros formulários, nomeadamente o período de apresentação de candidaturas ao Pedido Único das Ajudas (PU) 2020, importa facilitar o acesso aos sistemas informáticos do IFAP, seja através de «nome de utilizador» e «palavra-chave», seja utilizando a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão, com assinatura digital ativada.

Sendo o acesso à Área Reservada do Portal do IFAP já possível através da autenticação por Chave Móvel Digital ou por Cartão de Cidadão, embora pressuponha sempre o registo prévio no Portal do IFAP, informamos que a submissão de formulários online pelo próprio Beneficiário dispensa qualquer outra autenticação.

Assim, os Beneficiários poderão aceder ao sistema informático do IFAP e submeter online os seus formulários em «O Meu Processo», independentemente da forma de autenticação utilizada para aceder à Área Reservada.

Para esclarecimentos adicionais deverão consultar o Manual de Registo do Beneficiário no Portal do IFAP e o Manual de Acesso à Área Reservada do Portal do IFAP.

Mais se informa que a Agência para a Modernização Administrativa – AMA, permite a obtenção da Chave Móvel Digital online, podendo a mesma ser ativada usando o Cartão de Cidadão ou a «palavra‑chave» do Portal das Finanças.

No caso de pretender recorrer a uma Entidade reconhecida para submissão dos formulários, nesta fase poderá efetuar o contacto por telefone ou por email, sendo necessário assinar os formulários através da assinatura digital, conforme descrito no Guia para a Assinatura Digital de Documentos.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.