Norma ISO/IEC 27001:2013

Atualizado a 2018/08/14

O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) é uma entidade certificada em conformidade com a Norma ISO/IEC 27001:2013, que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação dentro do contexto da organização, incluindo a avaliação e tratamento de riscos de segurança da informação.

A certificação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação do IFAP, emitida pela APCER, contempla o processo de pagamento de ajudas financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia, ou suportados pelo orçamento nacional.

Refira-se, neste contexto, que o Regulamento (UE) n.º 907/2014 da Comissão, de 11 de março, define a obrigatoriedade desta certificação por todos os Organismos Pagadores dos Estados-Membros.

A obtenção da certificação ISO/IEC 27001:2013 só foi possível em resultado de um esforço organizativo, de gestão e técnico, envolvendo todos os Colaboradores do Instituto, o qual se espera venha garantir a melhoria contínua da Segurança do Sistema de informação como ferramenta estratégica para apoiar a gestão que está acometida ao IFAP.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.