NewsDisplay

PROMOÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Data: 2014/05/23

Nº de visualizações: 1071

 

Por decisão da Comissão Europeia, C(2014)2708, de 29.04.2014, foi aprovado um conjunto de 20 programas de informação e promoção dos produtos agrícolas no mercado interno e em países terceiros, a implementar no período de 2014 a 2017.

Os programas, aprovados no âmbito do Regulamento (CE) N.º 3/2008 do Conselho, destinam-se a valorizar os aspetos positivos dos produtos produzidos no espaço da União Europeia, sobretudo em termos de qualidade certificada (DOP, IGP e ETG), caraterísticas intrínsecas, higiene e segurança alimentar, métodos de produção ecológicos, entre outros aspetos relevantes que caraterizam e podem distinguir os produtos agrícolas europeus, e abrangem setores como o das frutas e vegetais, produtos lácteos, flores, cereais, arroz, ovos, vinho, mel e azeite.

O cofinanciamento comunitário envolvido nos programas aprovados é de 23,3 milhões de euros, associado a um investimento total de cerca de 46,5 milhões de euros. Do conjunto dos 20 projetos aprovados, 2 foram apresentados por Portugal, e destinam-se a promover conjuntamente o vinho e o azeite, sob o tema da dieta mediterrânea (1 programa, 2 entidades), sendo o outro destinado a informar os consumidores sobre os benefícios do consumo moderado de vinho (1 programa, 1 entidade). Os programas desenvolvem-se por um período de 3 anos, envolvem um investimento total de cerca de 1,646 milhões de euros, cofinanciados pelo orçamento da União Europeia em 851 mil euros e pelo orçamento nacional em 329 mil euros. A restante participação, de cerca de 466 mil euros, fica a cargo das entidades promotoras.

A decisão da Comissão Europeia será formalmente comunicada aos Estados Membros, que dispõem de um prazo de 90 dias para celebrar os contratos de financiamento com as respetivas entidades.

 

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.