NewsDisplay

Apoios agrícolas esgotam em tempo recorde

Data: 2026/06/16

Nº de visualizações: 83

Os mais recentes Avisos dirigidos ao setor agrícola, financiados pelo Fundo Ambiental, no valor global de 22,5 milhões de euros, registaram uma procura muito elevada, conduzindo ao rápido esgotamento das dotações. 

O processo destacou-se pela elevada eficiência e rapidez, com decisões comunicadas em prazos particularmente curtos. Na medida de conversão de matos em pastagens, em 5 de junho foram emitidas 59 notificações, apenas três dias após a abertura do aviso. Já no apoio a novos produtores pecuários, as primeiras 52 aprovações foram comunicadas logo a 9 de junho de 2026 e as restantes 11, a 11 de junho de 2026

Importa ainda sublinhar que, para as candidaturas submetidas até 12 de junho, foram integralmente comunicadas todas as aprovações referentes às medidas de Novos Produtores Pecuários e de Conversão de Matos em Pastagens, evidenciando uma resposta administrativa ágil, eficaz e completa. 

A adesão foi expressiva:

  • 63 candidaturas aprovadas para novos produtores pecuários (2,5 milhões de euros de apoio);
  • 133 candidaturas na conversão de matos em pastagens (2,023 milhões de euros de apoio), abrangendo cerca de 1 938 hectares.

Também as medidas de eficiência energética registaram forte procura, com 7,5 milhões de euros de apoio esgotados, dirigidos a produtores agrícolas, agropecuários e ao setor leiteiro.  

Apesar do elevado nível de execução, subsistem verbas disponíveis em algumas medidas, nomeadamente 2,977 milhões de euros na conversão de matos em novas pastagens e 5,2 milhões de euros na eficiência energética para associações de regantes. 

 

Num contexto exigente, estes resultados demonstram que é possível conjugar celeridade, rigor e capacidade de resposta, com benefícios concretos para o setor.  

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.