Newsletter 28

30-07-2014
AJUDA À DESTILAÇÃO DE SUBPRODUTOS DA VINIFICAÇÃO - CAMPANHA 2013 /2014

O prazo limite de apresentação dos pedidos de ajuda à Destilação de Subprodutos da Vinificação, para a campanha 2013/2014, termina a 14 de agosto de 2014.

destilação   

Os pedidos de ajuda referem-se à destilação de produtos provenientes da campanha vitivinícola de 2013/2014, tendo o seu prazo sido prorrogado em cumprimento da Deliberação do Conselho Diretivo do IFAP n.º 2903/2014, de 17 de julho, e do disposto no n.º 2 do artigo 16º e n.º 1 do artigo 18º da Portaria n.º 983/2008, de 2 de setembro.

 

DECLARAÇÃO DE EXISTÊNCIAS DE SUÍNOS - PERÍODO DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIO - AGOSTO de 2014

A partir de 1 de agosto está disponível na Área Reservada do Portal, na aplicação iDigital, o formulário para recolha on-line das declarações de existências de suínos, referentes ao período obrigatório de agosto.

Os proprietários de explorações de suínos devem proceder à submissão da declaração de existências, durante o mês de agosto de 2014, reportando ao primeiro dia do mês.

A declaração de existências de suínos poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na Área Reservada do Portal do IFAP, em "O Meu Processo", ou através das entidades reconhecidas, nas Salas de Atendimento existentes para o efeito, ou em qualquer departamento dos serviços veterinários regionais.

Para mais informações consulte o Manual do utilizador da Declaração de Existências de Suínos.

Para esclarecimentos adicionais poderá contactar o IFAP, através do endereço de correio eletrónico info.snira@ifap.pt, ou ainda no Atendimento Presencial na Rua Fernando Curado Ribeiro, nº 4G, em Lisboa ou pelo Call Center 217 513 999.

 

GALA DA ENTREGA DO GRANDE PRÉMIO APCE 2014 - EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO
menu app    

O IFAP, I.P. participou na Gala da Entrega do «Grande Prémio APCE - Excelência em Comunicação», no dia 15 de julho, que teve lugar no Auditório do Oceanário de Lisboa e contou com a presença do Presidente do Instituto, Luís Souto Barreiros.

O Instituto, no âmbito das iniciativas de Comunicação Externa, tem como objetivo estreitar a relação com os seus beneficiários, promovendo, para além de outras ações, o envio da Newsletter IFAP.

Neste sentido, o Instituto apresentou-se a concurso na categoria "Webletter" com a Newsletter IFAP.

A Newsletter IFAP a concurso refere-se ao ano de 2013, tendo abordado as temáticas com maior relevância para os beneficiários, destacando-se o nível de execução e o calendário de pagamentos, informação sobre as candidaturas do Pedido Único, seguros, regimes de apoio específicos e eventos.

A Direção da APCE distinguiu o IFAP, I.P., a par das demais instituições congéneres participantes, pelas Boas Práticas de Comunicação ao serviço da Administração Pública em Portugal.

Segundo Eduardo Guedes de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE), esta distinção é resultado de um trabalho continuado e de uma aposta clara na área da comunicação ao serviço da Administração Pública encorajando assim os organismos a contribuírem positivamente para o progresso e melhoria contínua.

Mais informações

PRÉMIOS DE COMUNICAÇÃO DA PAC

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de projetos de Ações de Comunicação desenvolvidas no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), para a edição do ano de 2014, na sequência do êxito alcançado em 2012 e 2013.

Os projetos de comunicação podem ser inseridos nas seguintes categorias:

  • Comunicação com as partes interessadas
  • Comunicação com o público
  • Comunicação inovadora
Mais informações   

Esta iniciativa tem como objetivo promover, incentivar e premiar uma ação ou uma campanha de comunicação no domínio da agricultura e do desenvolvimento rural relacionada com questões da PAC.

Poderão concorrer a este prémio ministérios nacionais, organizações não-governamentais (ONG), organizações representativas de autoridades locais, regionais ou municipais, outras entidades públicas ou mistas, organizações profissionais (incluindo associações de agricultores, agrícolas ou de desenvolvimento rural), grupos de reflexão, instituições académicas ou organismos de investigação, meios de comunicação e agências de comunicação/profissionais da comunicação.

A data limite para apresentação de projetos é até às 12.00 horas CET/TEC, de 31 de outubro de 2014.

Candidate-se já aos Prémios de Comunicação da PAC!

Consulte mais informação no sitio da Comissão Europeia.

 

MELHORIA NA APLICAÇÃO DE REGISTO DE PEDIDOS DE PAGAMENTO NO ÂMBITO DO FEADER E FEP

A recolha de pedidos de pagamento é realizada num novo ambiente!

Neste novo ambiente, existem novas funcionalidades que simplificam o registo do pedido:

  • Possibilidade de filtrar pela operação pretendida, no caso de beneficiários com várias operações
  • Existência de orientações simples de preenchimento do pedido de pagamento em cada separador
  • Menor rigidez no preenchimento das linhas dos documentos de despesa e modos de pagamento
  • Possibilidade de filtrar por documento de despesa
  • O campo referente aos mercados públicos passa a ser registado na linha do documento de despesa
  • Foi criado um campo novo para a identificação de relações especiais com o fornecedor, caso existam

As novas funcionalidades são potenciadas com a utilização do browser Google Chrome.

 

PRÉMIO DA AGRICULTURA 2014
Agroglobal   

O BPI, o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios promovem, com o apoio da PwC e o Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar, a 3ª edição do Prémio Agricultura 2014.

O Prémio Agricultura 2014 tem como objetivo promover, incentivar e premiar os casos de sucesso nacionais nos sectores Agrícola, Agroindustrial, Pecuário e Florestal portugueses. As entidades premiadas poderão ser desde o mais pequeno produtor até um grande grupo a operar nos referidos sectores. O período de candidaturas encontra-se a decorrer  até 31 de Outubro de 2014.

No âmbito do Prémio Agricultura 2014 serão atribuídos prémios a cinco categorias:

  • Grandes Empresas: Prémio destinado a empresas que se tenham destacado nos últimos 3 anos no sector Agrícola Agroindustrial/Pecuário/Florestal
  • Pequenas e Médias Empresas: Prémio destinado a empresas que se tenham destacado nos últimos 3 anos no sector Agrícola/Agroindustrial/Pecuário/Florestal
  • Jovem Agricultor: Prémio destinado a jovens agricultores, com idades entre os 18 e 40 anos, que se tenham destacado no sector Agrícola/Agroindustrial/Pecuário/Florestal
  • Associações/Cooperativas: Prémio destinado a associações e/ou cooperativas Agrícolas/Agroindustriais/Pecuárias/Florestais que se tenham destacado nos últimos 3 anos
  • Novos Projetos: Prémio destinado a empresas de criação recente, com data de início da atividade a partir de 1 Janeiro 2009, que se tenham destacado no sector Agrícola/Agroindustrial/Pecuário/Florestal nos últimos 5 anos

Adicionalmente serão atribuídos três prémios especiais, de acordo com o critério exclusivo do Júri:

  • Prémio Produto Excelência:  prémio que distingue o produto do ano (sem referência a marcas) pela sua notoriedade dentro dos sectores abrangidos
  • Prémio Inovação :  prémio que distingue a atividade/empresa/projeto que se tenha destacado pela inovação
  • Prémio Personalidade: Prémio Personalidade – prémio que distingue um agricultor/empresário, de qualquer um dos sectores abrangidos, pela sua carreira/ousadia/empreendedorismo

Para mais informações consulte o site do Prémio da Agricultura.

 

PAGAMENTOS JULHO 2014


No final do mês de julho de 2014, conforme procedimento habitual, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 157 milhões de euros.

Do conjunto das transferências efetuadas, destacamos os seguintes pagamentos:

  • PDR (2014-2020) - Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecida: 75,2 milhões de euros
     
  • PRODER - Medidas Investimento: 57,9 milhões de euros
     
  • PRORURAL:
        Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas: 2,5 milhões de euros

        Pagamentos Agro-Ambientais: 2 milhões de euros
     
  • POSEI Abastecimento: 2,1 milhões de euros
     
  • Fundos Operacionais - Frutas e Produtos Hortícolas:  2 milhões de euros
     
  • Pescas: 2,9 milhões de euros
     

*Valores provisórios

Mais informações

 

Está a receber este e-mail porque subscreveu o serviço de Newsletter do Portal do IFAP.Para cancelar a subscrição, clique aqui.

Por favor, não responda diretamente para este e-mail. Para contactar o IFAP utilize o endereço ifap@ifap.pt.