Atualizado a 2017/03/02


Área de Vinha - Área do terreno ocupado com vinha, expressa em hectares, arredondada a duas casas decimais, obtida por medição, em projeção horizontal, do contorno da parcela delimitada pelo perímetro exterior das videiras, ampliada com uma faixa tampão de largura igual a metade da distância entre as linhas, até ao limite do terreno, sendo que, caso existam árvores em bordadura e sempre que as mesmas se situem na faixa tampão, não é descontada, à área da vinha, a área ocupada pelas árvores, ficando, no entanto, essa área impedida de ser objeto de candidatura a outros regimes de apoio.

Instalação da Vinha - que compreende a preparação do terreno, podendo incluir a alteração do perfil do terreno e melhoria das infra -estruturas fundiárias, a colocação do material vegetativo no terreno, quer se trate de enxertos prontos, quer de porta-enxertos e respetiva enxertia e instalação do sistema de suporte, designadamente esteios e arame.

Parcelas Contíguas - Parcelas que têm estremas comuns/confinantes ou que se encontram separadas por taludes, cabeceiras, valas de drenagem ou linhas de água, caminhos e estradas.

Renovação normal das vinhas que cheguem ao fim do seu ciclo de vida natural - a replantação da mesma parcela de terra com a mesma casta, no mesmo sistema de viticultura.

Vinha Estreme - a parcela de vinha com um número de árvores dispersas, no seu interior, inferior ou igual a 40 por hectare.

 

Nota: Esta informação não dispensa a consulta de legislação

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.